Você se pergunta se blog vale a pena? Já de início precisamos adiantar que sim, vale muito a pena! Isso, claro, se você souber usar as estratégias certas de criação, divulgação, produção de conteúdo, SEO, enfim.
Segundo o próprio Google, são registradas em sua plataforma mais de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias. Nesse ponto, você pode se perguntar se a maioria das pessoas que faz essas pesquisas não prefere vídeos. A resposta para isso é sim. Segundo uma pesquisa da Wyzowl, 66% das pessoas prefere assistir vídeos do que ler blogs.
Se agora você está se perguntando “mas, blog vale a pena ou não, se mais gente prefere ver vídeos”? Para responder a isso, basta uma conta simples: se 66% das pessoas prefere assistir vídeos, 34% prefere ler, certo? E se o Google registra 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias, isso significa que 1,190 bilhões de pessoas acessam blogs todos os dias. Viu só como blog vale a pena?
Então, continue lendo até o final para ver as vantagens de ter o seu, além de dicas para otimizar ainda mais os resultados!
Blog vale a pena: veja 5 vantagens de ter um
Agora que já vimos que há uma grande audiência e um gigantesco mercado para blogs, vamos te mostrar as 5 maiores vantagens de ter um.
1. Aumente sua autoridade online com um blog
Se você deseja ser reconhecido como referência em seu nicho, um blog é uma das ferramentas mais eficazes para isso. E quando falamos em “referência em seu nicho”, não importa com o que você trabalha: tem uma loja de roupas? Um curso online? Vende como afiliado? Não importa: um blog pode ajudar você a ficar mais conhecido e, por consequência, vender mais.
Produzir conteúdos informativos e de qualidade demonstra o seu conhecimento sobre o assunto e constrói credibilidade junto ao seu público. Além disso, um blog bem estruturado permite que você mostre seu ponto de vista, compartilhe experiências e ofereça soluções para os problemas da sua audiência.
Quando você publica artigos que respondem às dúvidas mais comuns do seu público, as pessoas começam a confiar em você. Isso pode levar a mais vendas, parcerias e oportunidades de negócio. Outro fator importante é o compartilhamento de seus conteúdos. Quando seus leitores começam a compartilhar seus posts, sua autoridade cresce organicamente, e atinge ainda mais pessoas.
Portanto, seja você um profissional autônomo, uma empresa ou alguém que deseja criar um nome forte no mercado, investir em um blog fortalece sua presença digital e mostra que você realmente entende do que fala.
2. Conquiste um público fiel e engajado
Acima de tudo, ter um blog significa construir uma audiência que acompanha e valoriza o seu conteúdo. Diferente das redes sociais, onde os posts têm um ciclo de vida curto, um blog permite que seus artigos sejam encontrados e lidos por muito mais tempo. Em outras palavras, você tem um fluxo contínuo de visitantes interessados no que você tem a dizer.
Quando você publica conteúdos úteis e interessantes de forma consistente, seus leitores começam a retornar ao blog sempre que precisam de mais informações. Isso gera um engajamento maior, com comentários, compartilhamentos e até mesmo indicações para outras pessoas.
Sem falar que um blog possibilita que você crie um relacionamento mais próximo com sua audiência, seja através de uma lista de e-mails ou da interação direta nos comentários.
Com o tempo, esse público fiel pode se tornar cliente do seu negócio, caso você ofereça produtos ou serviços, ou pode impulsionar sua influência digital, caso seu objetivo seja ganhar autoridade e visibilidade.
3. Aproveite o SEO para atrair tráfego gratuito
Uma das maiores vantagens de ter um blog é a possibilidade de atrair visitantes sem precisar investir em anúncios. Isso acontece porque, quando você produz conteúdos otimizados para os motores de busca, como o Google, seu blog pode aparecer nos primeiros resultados das pesquisas. Então, você pode conquistar muitas visitas sem ter que pagar por isso.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que ajudam seus artigos a serem melhor classificados nos buscadores. Isso inclui:
- Uso de palavras-chave estratégicas;
- Criação de títulos chamativos;
- Otimização das imagens;
- Construção de links internos e externos (linkbuilding).
Com o tempo, quanto mais conteúdos otimizados você tiver, mais visitantes seu blog receberá sem que você precise pagar por isso.
Diferente das redes sociais, onde um post pode ter um alcance limitado e desaparecer rapidamente do feed dos usuários, um blog otimizado pode trazer tráfego por meses ou até anos.
4. Blog vale a pena porque é uma ferramenta e tanto para construção de marca pessoal ou empresarial
Seja para um profissional liberal ou uma grande empresa, ter um blog é essencial para fortalecer a marca e se diferenciar da concorrência. Isso porque, ao criar conteúdos alinhados com os valores e a missão da sua marca, você constrói uma identidade e fortalece sua presença no mercado.
Para empresas, um blog bem estruturado pode ser um canal de comunicação direta com os clientes. Por exemplo, oferecendo conteúdos educativos, esclarecendo dúvidas e até mesmo divulgando cases de sucesso. Já para profissionais que querem criar uma marca pessoal forte, o blog funciona como um portfólio digital, capaz de demonstrar expertise e conquistar a confiança do público.
Além disso, um blog permite que você tenha total controle sobre seu conteúdo. Diferentemente das redes sociais, onde as regras e o alcance podem mudar a qualquer momento.
5. Monetize seu conteúdo de várias formas
Muitas pessoas começam um blog por paixão, ou somente como apoio para outro negócio principal. Mas, com o tempo, acabam transformando essa atividade em uma fonte de renda. Existem várias maneiras de monetizar um blog, desde programas de afiliados até a venda de produtos e serviços próprios.
Uma das formas mais comuns de monetização é o marketing de afiliados, onde você recomenda produtos e recebe comissões por cada venda realizada através do seu link.
Outra opção é exibir anúncios no blog, utilizando plataformas como o Google AdSense. Dependendo do tráfego do seu site, essa pode ser uma fonte interessante de renda passiva, pois você ganha por clique e por visualizações. Ou seja, cada vez que alguém entra no seu site, vê e/ou clica nos anúncios, você fatura (e em dólar!).
Você também pode vender produtos digitais, como e-books e cursos, ou até mesmo oferecer serviços como consultorias e mentorias. Com um blog bem estruturado e um público engajado, as possibilidades de ganhar dinheiro são inúmeras.
Blog vale a pena sim! Veja dicas para criar e otimizar o seu
Como dissemos no início, blog vale a pena desde que você aplique as estratégias certas. Veja então algumas das dicas principais que você deve seguir para aumentar suas chances de sucesso.
Escolha a plataforma certa
O primeiro passo para criar um blog de sucesso é escolher a plataforma certa. Existem diversas opções disponíveis, sendo o WordPress.org uma das mais recomendadas por conta de sua flexibilidade e recursos mais avançados.
Outras opções, como Wix e Blogger, também podem ser interessantes, dependendo do seu nível de experiência e necessidades. Aliás, o Blogger tem planos gratuitos para quem quer começar sem grandes investimentos.
Escolha o nicho no qual blog vale a pena
Definir um nicho é essencial para o sucesso do seu blog. Então, escolha um tema que tenha demanda e que você tenha conhecimento ou interesse em explorar.
Nichos como finanças, saúde, tecnologia e desenvolvimento pessoal costumam ter grande público e potencial de monetização. De qualquer forma, escolher algo que você gosta também é importante, pois pode tornar o processo de produção de conteúdo mais leve e até divertido.
Crie conteúdo de qualidade
Criar conteúdo interessante e bem escrito é fundamental para manter seus leitores engajados. Faça pesquisas, ofereça soluções e escreva de forma clara e objetiva. Use também imagens, infográficos e vídeos para tornar o conteúdo mais atrativo.
Estratégias para otimizar seu blog para o Google (SEO)
Utilizar técnicas de SEO ajuda seu blog a ser encontrado pelos buscadores. Comece usando palavras-chave estratégicas. Ou seja, termos que o seu público alvo pesquisa na Internet. Por exemplo, se você trabalha com produtos de beleza, pode usar termos como “maquiagem para noite” e coisas assim. Use ferramentas como a SEMrush ou o Planejador de palavras-chave do Google para saber exatamente o que sua audiência está procurando.
Em torno dessas palavras-chave, produza conteúdos longos e interessantes, otimize títulos e descrições e crie links internos e externos para fortalecer seu site.
Como aumentar a velocidade de carregamento do seu blog
A velocidade do site impacta diretamente na experiência do usuário e no ranqueamento do Google. Assim sendo, para melhorar o carregamento, utilize um bom serviço de hospedagem, comprima imagens, use cache e minimize o uso de scripts pesados.
Ferramentas e plugins indispensáveis para o seu blog
Plugins como:
- Yoast SEO;
- Google Analytics;
- WP Rocket;
- Smush;
- Light Speed Cache, dentre outros podem facilitar a gestão e otimização do seu blog.
Aliás, esses plugins ajudam nos pontos que falamos. Por exemplo, o Yoast ajuda a otimizar os textos, o Smush comprime imagens, enfim.
Por sua vez, ferramentas como Google Search Console e Planejador de palavras-chave do Google ajudam a monitorar o desempenho e encontrar novas oportunidades de crescimento.
Como conseguir visitas e fazer o blog valer a pena
Divulgar seu blog é essencial para atrair tráfego. Utilize redes sociais, faça parcerias com outros blogs, invista em e-mail marketing e aposte em técnicas de SEO para garantir visitas constantes e qualificadas ao seu conteúdo.
Outro ponto importante, principalmente se você quiser mesmo crescer, é contratar redatores para produzir conteúdo de qualidade profissional. Afinal, um redator faz mais que escrever: ele pesquisa as melhores palavras-chave, otimiza seu texto, encontra imagens, e muito mais.
Agora você já sabe que blog vale a pena. Então coloque as dicas em prática e aproveite todas as vantagens de ter um!